terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eclesiastes- Palavras sábias


Eclesiastes: ''Homem da assembléia'', isto é, o indivíduo que convoca uma assembléia religiosa ou alguém que é seu porta-voz, seu pregador. Autor: Indeterminado.Provavelmente Salomão. Julgando pela história de sua vida encontrada na bíblia, muitas experiências relatadas ali parecem corresponder às que ele deve ter tido. Momento em que foi escrito: Evidentemente quando Israel gemia debaixo de opressores estrangeiros. Escrito em que idioma: Hebraico Texto chave: 12:13. Palavras chave: Vaidade, e sob o sol. Cada uma destas expressões ocorre mais de vinte e cinco vezes.

Conteúdo:

O livro contém as reflexões e experiências de um filósofo cuja a mente estava em conflito sobre os problemas da vida.

Depois de falar das desilusões que havia tido, apresenta o enfoque do materialismo epicureu - que não há nada melhor que o gozo carnal dos prazeres da vida.

À medida que esta idéia aparece repetidamente através do livro, é evidente que o escritor lutava com ela, enquanto que ao mesmo tempo expressava verdades profundas acerca do dever e das obrigações do homem para com Deus.

Finalmente, parece sair de suas especulações e dúvidas até alcançar a conclusão nobre de 12:13: "Teme a Deus", e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem.

Aqui encontramos um realismo de olhos abertos que enfrenta a diversão e a fúria, os triunfos e as derrotas , o padrão de luz e sombra, tão somente para tirar a conclusão de que as coisas como um todo são uma lufada de vento, mas, paradoxalmente, a totalidadeda vida humana deve consistir em reverência e obediência a Deus, pois a Ele, finalmente, cada qual dará plena prestação de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário